quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Plano de aula

Tema: Leitura Diária
Turma: do 3º ano Infantil

OBJETIVO

Oportunizar momentos de leitura, no intuito de incentivar e despertar o gosto e o prazer pela leitura, não deixando de atender as necessidades lúdicas e a ligação com o cotidiano da criança na sua interação com a leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Trabalhar com a leitura individual e em grupo;
ü  Mostrar a importância da leitura;
ü  Promover o desenvolvimento da imaginação e a criatividade;
ü  Desenvolver a oralidade.
ü  Escrita

RECURSOS DIDÁTICOS

ü  Livros
ü  Caderno
ü  Lápis
ü  Caneta


METODOLOGIA

            Em cada aula um aluno trará um tipo de leitura que será lida no início da aula, sendo a leitura algo importante para o desenvolvimento dos alunos desde uma noticia até um versículo bíblico, será importante o aluno compartilhar varias informações com a sala no decorrer do ano letivo. Para tal idéia dar certo surge à importância de se fazer um calendário com os nomes e o dia em que cada aluno irá trazer sua idéia de leitura para a sala de aula. Assim todos ficaram sabendo qual o seu dia e o dia dos coleguinhas.
Os alunos serão livres para trazer qualquer tipo de texto como podendo ser: recortes de noticias de jornal, revistas, charges, quadrinhos, receitas, versículos bíblicos entre outros.

EXEMPLO DO CALENDÁRIO

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sáb
Dom
01
Diego
02
Ana
03
Paulo
04
Gabriel
05
Julia
06
X
07
X
08 Daiane
09
Jônatas
10
Estevão
11
Jessica
12
Diana
13
X
14
X
15
Maria
16
José
17
Catariana
18
Simone
19
Yasmin
20
X
21
X
22
Felipe
23
Bia
24
Jonas
25
Paola
26
Paulina
27
X
28
X
29
Penha

30
Pietro


A partir do Momento em que o aluno realizar sua leitura o professor poderá fazer algumas perguntas para os alunos sobre o texto que o coleguinha leu. Assim além de trabalhar a leitura, também trabalhará a interpretação textual e oralidade do grupo e acontecimentos do cotidiano dependendo do texto lido.

            E por fim que em grupo eles façam um mini resumo de como foi à leitura do dia, qual sua importância, o que lhes chamou a atenção, e sobre o que o texto se tratava isso será escrito no caderno, assim trabalhara também a escrita e trocas de ‘idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário