segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Transtorno Educacional

Discauculia

1)Quais os sintomas da discauculia?
Problemas de diferenciar direito,esquerdo,maior ,menor,dificuldade frequente com adição ,subtração,multiplicação e divisão,inabilidade com números e montar operações .
2)Quais são os tipos de intervenção pedagógicos?
O tratamento é feito de forma minuciosa em que o psicopedagogo é o protagonista dessa longa caminhada
3)Que profissionais os pais devem procurar?
Neurologista ,terapeuta ocupacional , fonoaudiólogo,psicólogo e psicopedagogo.
4)O que acontecem com as crianças que não são tratadas precocemente?
Afeta o bem estar do individuo na família ,redução da escolarização,agressividade  e comportamento anti- social
5)Escreva 3 requisitos  necessários para o aprendizado de matemática aos alunos com discauculia?
Classificar objetos pelo tamanho,cor e forma .
Reproduzir formas e figuras
Enumerar ,comparar,manipular objetos reais ou em figuras

DISGRAFIA E DISORTOGRAFIA
1)                 Quais são os sinais mais expressivos da disgrafia?
R: Lentidão para escrever, má organização espacial (espaço), traçado irregular, pressão exagerada ao escrever, ritmo inadequado (lento ou rápido).

2)                  Como deve ser o tratamento de um aluno que sofre disgrafia?
R: É fundamental ter  acompanhamento individual complementar, e isto inclui um programa educativo individual que como o próprio nome indica é desenvolvido para cada criança.  Disgrafia inclui a estimulação linguística global, através de um acompanhamento multidisciplinar. Esse é o tratamento da disgrafia.

3)                 Como tende a escrever uma pessoa com disortografia, sabendo que a disortografia é um transtorno específico da escrita?
R: Esta pessoa vai escrever textos curtos, terá dificuldade no uso de coordenação e subordinação das orações, terá dificuldade em perceber sinais de pontuação e falta de vontade para escrever.
4)                 Cite 3 sintomas apresentado pelo aluno que sofre de disortográfica?
R: *troca de fonemas e letras; *confusão ortográfica; *desordem em criar textos.

5)                 Como o aluno disortográfico é afetado na matemática?
R: Este aluno não vai conseguir interpretar textos corretamente, e com isso não conseguirá entender os enunciados dos problemas propostos pela matemática.

Audição e visão
1 Quais são as características das crianças com distúrbio de processamento auditivo?
Resposta:
É comum que essas crianças não atendam prontamente quando
são chamadas, tenham dificuldades em se-guir instruções verbais, de compreender o que leem, compreender palavras de duplo sentido, organizar os pensamentos e narrar fatos,apresentem problemas de linguagem em relação ao aprendizado das regras da língua, cometam trocas em alguns sons da fala e tenham alguns comportamentos como
agitação, inibição e distração. É importante saber que a criança com distúrbio de proces-samento pode não apresentar todas essas características e que muitas delas também podem estar presentes em outros distúrbios do desenvolvimento ou aprendizado.


2 Qual deve ser a visão do professor frente a aprendizagem da criança com deficiência auditiva e visual?

Resposta: O professor deve ficar atento às dificuldades que a criança venha apresentar, favorecendo condições a atender as necessidades educacionais dos alunos, inserindo sempre a inclusão do mesmo no ambiente escolar.

3 .Por que muitas vezes os professores são os primeiros a identificar problemas de visão e audição na criança?
Resposta:
  Porque os professores  convivem com as crianças boa parte do tempo, e acabam percebendo tais dificuldades como enxergar a lousa, esfregar muito os olhos, reclamar direto de dores de cabeça, tem sensibilidade a luz, já na audição o professor também pode observar ditados com muitos erros, irritabilidade e fortes dores de ouvido . Por isso é de extrema importância termos profissionais bem orientados para saber como agir diante de tal situação

4. Qual é o papel da escola em relação a criança com deficiência auditiva e visual? E da sociedade?

Resposta: Além da família, a escola e a sociedade também podem(e devem) contribuir no sentido de ajudar a enfrentarmos obstáculos colocados pela deficiência. A escola é uma das grandes aliadas na luta pela integração. Nesse espaço, as questões relacionadas a preconceitos, mitos e estigmas podem ser debatidas e analisadas por todos:professores, alunos e funcionários.
5. o que o professor precisa desenvolver em relaçao aos desafios em sala de aula?

Resposta. Tais características pedem um professor cada vez mais apaixonado pela docência e preparado para todos os desafios vivenciados em sala de aula. Ele precisa desenvolver habilidade, sensibilidade e competência técnica em interações diárias e ter flexibilidade para fazer as adaptações necessárias para favorecer o desenvolvimento da criança e o aprendiz.


Tema: Dislexia

1-Como interagir com o dislexo em sala de aula?
R: uma educação para todos precisa valorizar a heterogeneidade, pois a diversidade dinamiza os grupos enriquece as relações e interações levando a despertar no educando o desejo de se comprometer e aprender.
                         
2-Quais os dois métodos mais utilizados para superar a dislexia?
R: método fonológico e multissensorial.
                                      
3-Quais os tipos de dislexia?
R:Dislexia auditiva, dislexia visual e dislexia mista

4-Quem tem mais chance de ter dislexia e por quê?
R: O homem, pois ele é o portador do transtorno.

5- O disléxico tem sempre uma história de frustrações, sofrimentos, humilhações e sentimentos de menos valia. Juntamente a quem a família deve se juntar para a melhora dessa situação e oque pode ser feito?
R: Cabe aos familiares juntamente com o psicopedagogo, ajudá-lo a resgatar sua dignidade, a fortalecer seu ego, a reconstruir sua auto-estima, estimular, incentivar e fazer acreditar em si, para sentir-se capaz e seguro.

            Disartria e TDAH

1.      Quais são os principais sintomas que um individua com TDAH apresenta?
Falta de atenção, (desatenção) hiperatividade, comportamento      impulsivo.
2.      Como são vistas as crianças com TDAH?

As crianças são tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo).

3.      Alguns fatores externos influenciam para o indivíduo apresentar TDAH quais são?
            A nicotina de cigarros fumados pela mãe gestante bem como bebidas       alcoólicas consumidas; crianças expostas ao chumbo entre 12 e 36     meses de idade, traumas obstétricos, rubéola, encefalite, meningite pós-    natal, subnutrição e traumatismo craniano são fatores que também           podem contribuir para o surgimento do distúrbio.
                                                          
4.      É possível o aluno com Disartria ter uma vida escolar normal? Como?
Sim é possível, através da interação aluno professor, se o professor tiver uma postura adequada perante os demais alunos, respeitando esse aluno, e não o diferenciando dos outros alunos, ou seja, não o menosprezando, ele estará apto a interagir com a turma.

5.      Como a sociedade vê uma criança com Disartria?
Em geral as pessoas vê esse indivíduo como leso, bobo, incapaz de aprender qualquer coisa, e ao contrário ela é capaz sim.

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